ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Geral
    Artesanato e gastronomia na programação do Dia da Mulher Artesãos vem recebendo incentivos da prefeitura e terão oportunidade de divulgar os produtos feitos no município
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    06 de Março de 2018 às 08h25

    Na programação que a prefeitura preparou na Praça Jerônimo Monteiro em comemoração ao Dia da Mulher, na próxima quinta (8), funcionará de 9h às 22h uma feira de artesanato e gastronomia, com a presença dos artesãos do projeto Baú de Ideias e da associação Artesãos de Cachoeiro de Itapemirim (Arteci).

    A feira Baú de Ideias, que funciona periodicamente no bairro Aeroporto, estará presente com cerca de 20 tendas, comercializando variados tipos de produtos: bonecas, caixas e garrafas decoradas, tapetes, panos de prato, itens em MDF e até em aço inox, além de artigos religiosos, entre outros. Na parte de gastronomia, estarão à venda tortas, salgados, batata recheada, cachorro quente, caldos, porções, entre outros.

     Sueli Tirello, que é presidente da associação de moradores do bairro Aeroporto e coordena a feira Baú de Ideias, afirma que é uma grande satisfação estar presente no evento. “Temos muitas artesãs mulheres que tem a oportunidade de ter uma ocupação, trabalhar e gerar renda. Então, fazemos questão de participar e festejar esta data.”

     Já a presidente da Arteci, Silvana Laiber, afirma que é muito importante estar inserida no evento para divulgação e valorização do trabalho feito no município. Entre os produtos comercializados pelos cerca de 30 associados da Arteci, estão: lembranças de Cachoeiro, acessórios e roupas, itens de decoração para casa e cozinha, produtos para bebês, bordados, entre outros.

     Capacitação dos artesãos

    Para participar do evento, os artesãos contam com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), que vem investindo na capacitação e profissionalização dos mesmos. Além do cadastramento que começou no ano passado, a prefeitura já proporcionou oficinas, palestras e, mais recentemente, um workshop que reuniu 60 artesãos e falou sobre inovação e empreendedorismo.

     Andressa Colombiano, subsecretária de Trabalho, afirma que a prefeitura vai continuar dando suporte aos artesãos cachoeirenses. “Ainda neste mês de março, teremos uma programação para celebrar a Semana do Artesão. Ao longo do ano, diversas outras ações estão previstas para o fortalecimento da categoria, que é tão importante para a economia e a cultura do nosso município”, afirmou.

     

     

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.