ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Geral
    Estudantes da rede estadual terão correção online de redação no Pré-Enem [email protected] Além das aulas presenciais e vídeoaulas, os estudantes terão também acesso a uma plataforma que vai corrigir online a redação
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    06 de Março de 2018 às 08h19

    Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual terão ainda mais oportunidades para aperfeiçoar seus conhecimentos e se preparem para encarar o Enem 2018. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou, na tarde desta segunda-feira (05), em coletiva de imprensa, as novidades para o Pré-Enem [email protected] Neste ano, além das aulas presenciais e vídeoaulas, os estudantes terão também acesso a uma plataforma que vai corrigir online a redação, propondo temas atuais.

    “Estamos trazendo novas ferramentas para facilitar o acesso a conteúdos e simulados. Temos a maior participação no Enem do país. Aproximadamente 35 mil estudantes da rede estadual capixaba realizam a prova todos os anos. Queremos motivar os nossos estudantes a cada vez mais participarem do Enem, seguirem com os estudos e continuar a formação após o Ensino Médio”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

    O Pré-Enem [email protected] 2018 foi estruturado para atender o maior número possível de estudantes da rede estadual. Com uma metodologia inovadora, por meio do ensino híbrido (presencial e online), será oferecido suporte aos concluintes do Ensino Médio, ampliando suas condições de estudo, propiciando ao estudante que, habitualmente, já utiliza conteúdos digitais e ambiente virtual estruturado, a oportunidade de obtenção de um melhor resultado na prova do Enem.

    Pré-Enem presencial

    Para o apoio presencial, neste ano, serão ofertadas 2.060 vagas, em 38 polos, distribuídos em 37 municípios do Estado. Os estudantes serão selecionados mediantes as notas apresentadas em matemática e português no ano anterior, conforme número de vagas disponíveis para o polo desejado. O processo seletivo será regulamentado por edital específico que será divulgado nesta terça-feira (06).

    Para se inscrever, o estudante deverá acessar o site da Sedu e portar o número de CPF. As inscrições terão início nesta terça-feira (06), a partir das 10 horas, e vão até o dia 14 de março.

    Os 37 municípios onde terão os polos presenciais são: Afonso Cláudio, Agua Doce do Norte, Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Muqui, Pancas, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Gabriel da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

    Na Grande Vitória, nos polos Cariacica, Serra, Vitória e Vila Velha, a partir deste mês de março, os estudantes terão aulas da seguinte forma: terça, quarta e quinta-feira serão de aulas presenciais e segunda e sexta-feira estudos orientados (plataforma).

    No interior, ainda neste mês de março, serão realizadas aulas presenciais de Matemática e Redação, distribuídas em aproximadamente 33 municípios. Já a partir de junho, além das aulas de Matemática e Redação, serão ofertadas as aulas dos outros componentes curriculares.

    Dois aulões também estão previstos para serem realizados: um no primeiro semestre e outro segundo, em todos os polos do Estado, destinados aos cursistas e para os demais estudantes concluintes do Ensino Médio.

    Para as aulas presenciais, serão contratados professores da rede estadual de ensino, e também de fora, com experiência em curso preparatório para Enem/Vestibulares para atuarem nos polos selecionados. Os profissionais serão credenciados pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), por meio de edital próprio. Atualmente, 500 profissionais já estão credenciados para participar do projeto.

    Pré-Enem Online

    Uma das plataformas utilizadas em 2018 será disponibilizada no Portal de Cursos do Programa Sedu Digital - http://portaldecursos.sedu.es.gov.br. As escolas receberão orientações de como cadastrar seus estudantes para que todos tenham acesso.

    “Nosso objetivo é oportunizar aos estudantes o acesso a um ambiente virtual de aprendizagem em uma plataforma adaptativa composta por conteúdos digitais em todas as áreas de conhecimento”, ressaltou o secretário.

    Todos os alunos do Ensino Médio de escolas estaduais e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA), poderão se inscrever para o curso online. O acesso é gratuito e funcionará 24 horas por dia.

    Os alunos poderão fazer simulados virtuais e estudar os conteúdos com questões baseadas nas últimas provas do Enem e principais vestibulares.

    O curso preparatório é uma ferramenta voltada para o desenvolvimento dos alunos, visando prepará-los para a vida profissional e auxiliar os que desejam continuar os estudos após o término do Ensino Médio.

     

    Os estudantes também poderão optar pelas vídeoaulas disponíveis no hotsite http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/hora-do-enem. Neste hot site o aluno terá acesso à: 162 vídeoaulas que trata dos mais diversos conteúdos dispostos na Matriz Referência do ENEM. Além de programas da série que focam nos temas “escolha profissional” e “mercado de trabalho”. Questões de todas as áreas do conhecimento resolvidas e comentadas por professores especializados no formato de prova atual do exame. Vídeoaulas de Redação onde os professores comentam sobre a estrutura de uma Redação e os mais diversos temas possíveis de serem abordados.

    Novidades 2018

    Plataforma - orientação profissional

    A Kuau Sonhos é uma plataforma que apresenta aos estudantes informações sobre o curso superior desejado na perspectiva do universitário, do jovem recém-formado e do profissional que já esta atuando na área, de forma a ajudá-los na escolha profissional. A plataforma será ofertada aos estudantes do Pré-Enem e posteriormente aos concluintes da rede pública estadual.

    Para a estudante Amanda Bravim, da Escola Viva São Pedro, que utilizou a ferramenta no projeto piloto realizado ano passado, “por mais que você pesquise você não vai achar o que você vê no Kuau. Eles realmente detalham a rotina dos estudantes e profissionais no curso. É uma chance da gente que não tem muito contato com um universitário ou um profissional da área, de conhecer mais da profissão”.

     

    Letrus – redação online

    A Letrus é um Centro de Inteligência Linguística com foco no letramento dos estudantes. A proposta é garantir que os estudantes alcancem uma capacidade plena de escrita e leitura.

    “Em 2017, mais de 4 mil estudantes da rede estadual de São Paulo utilizaram a Letrus e os resultados comprovaram que eles aprenderam 28% mais. No Espírito Santo, a plataforma será utilizada, inicialmente, em quatro polos, atendo 230 estudantes. Ao longo do ano, a ferramenta será expandida para todos os polos”, destacou o secretário.

    Com a Letrus, o estudante vai produzir um texto diretamente na plataforma com temas originais. Ao terminar, ele encaminhará o texto e receberá automaticamente um feedback por meio da análise feita pelo sistema – inteligência artificial, com foco na estrutura do texto.  O aluno também receberá um feedback do professor do polo com comentários individuais nos textos com foco nas melhorias. Ao final do curso, a plataforma indicará a evolução do estudante.

     

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.