ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Geral
    Ministério da Saúde oferece curso on-line sobre vacinação O curso será totalmente on-line (feito à distância por meio da internet) e acontecerá de terça-feira (12) a 14 de dezembro.
    (Foto: Reprodução)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    11 de Setembro de 2017 às 08h18
    Profissionais que trabalham como vacinadores poderão atualizar seus conhecimentos no curso Sala de Vacinação, que será oferecido gratuitamente pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) em parceria com o Ministério da Saúde. O curso será totalmente on-line (feito à distância por meio da internet) e acontecerá de terça-feira (12) a 14 de dezembro.
     
    A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, destaca que, com a ampliação do Calendário Nacional de Vacinação, é necessário que os profissionais se atualizem com novas informações sobre prevenção de doenças pela vacinação, normas e procedimentos de vacinação e possíveis efeitos colaterais causados pelas vacinas.
     
    “Temos um calendário de vacinação que vem se tornando mais complexo a cada ano e que pede atenção para os procedimentos e cuidados no manuseio dos 47 produtos imunobiológicos hoje disponíveis, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. Por isso é importante capacitar nossos profissionais”, explicou.
     
    O Sala de Vacinação será um curso de 80 horas, dividido em sete módulos, e será realizado às terças, quartas e quintas-feiras à noite. Poderão participar técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde que têm interesse em imunização. As inscrições devem ser feitas no site www.saladevacinacao.com.br, por meio do qual será oferecido o curso. Os alunos que obtiverem ao menos 75% de participação e nota média de 70% nas avaliações ao final de cada módulo receberão certificado de aprovação.
     
    Atualmente, o Espírito Santo possui 542 salas de vacinação ativas. Só no primeiro quadrimestre de 2017, foram aplicadas 5,7 milhões de doses de vacinas no estado. “Esses dados nos mostram o tamanho da responsabilidade desses profissionais e a importância de mantê-los atualizados”, observou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações.
     


    CURSO SALA DE VACINAÇÃO

     

    Módulo 1

     

    Programa Nacional de Imunizações (PNI)

     

    Módulo 2

     

    Conceitos básicos

     

    Módulo 3

     

    Calendários

     

    Módulo 4

     

    Boas Práticas

     

    Módulo 5

     

    Eventos adversos

     

    Módulo 6

     

    Sistema da Informação

     

    Módulo 7

    Integração das ações de imunização com a Atenção Básica

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.