ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Ideias
    Assuma a responsabilidade pelos resultados que tem colhido na vida Quando eu entendo e assumo isso, não a culpa, mas a responsabilidade, a vida começa a mudar em uma velocidade extraordinária.
    Autor: Cláudio Pazetto
    20 de Dezembro de 2017 às 14h07
    (Atualizada) 20 de Dezembro de 2017 às 14h08

    Entender o Poder da Autorresponsabilidade ajudará você a colocar em prática seus objetivos, deixando de lado todas as justificativas e desculpas; a sair da zona de conforto e começar a se sentir responsável pela sua vida e seus resultados.

    Autorresponsabilidade, segundo o Coaching Integral Sistêmico (CIS), é a certeza absoluta, a crença, que você é o responsável pela vida que tem levado. Tirando as catástrofes, sempre somos responsáveis pela vida que levamos. Cada um tem a vida que merece.

    É muito fácil tirar a responsabilidade de si mesmo, do seu ganho, de quanto você ganha na sua empresa, de que sua empresa está quebrando por causa da crise, é muito fácil dizer que o problema conjugal é por causa da esposa ou do marido, dizer que o problema dos filhos são deles porque um teve sucesso e o outro não, o que teve é mérito meu e o que não teve é mérito dele?

    É muito fácil tirar a reponsabilidade de mim e colocar na empresa, nas instituições, colocar no marido ou na esposa, no meu chefe, porque se ele fosse com minha cara ele já teria me promovido. É muito fácil tirar a responsabilidade de mim, do meu fracasso, do meu insucesso e vestir alguém com isso.

    A autorresponsabilidade diz que é mérito seu o que você vive, o que você tem no banco é mérito seu. Isso é autorresponsabilidade, estou vivendo o que eu plantei, vivendo o que eu mereço viver, eu criei a minha vida, em todas as instancias. E não foi ninguém, fui eu: no casamento, filhos, vida profissional, lar, família, emocional...

    Quando eu entendo e assumo isso, não a culpa, mas a responsabilidade, a vida começa a mudar em uma velocidade extraordinária. Como é difícil assumir a responsabilidade que o casamento acabou por minha causa, como é difícil assumir que o meu filho é problemático, não vai bem na escola ou usa drogas por minha causa.

    Olhe para a vida com responsabilidade de verdade e assume que esse mundo tem uma dinâmica sincrônica e nada é por acaso. É muito cômodo entregar o leme do barco de sua vida a outras pessoas e dizer que elas erraram.

    Autorresponsabilidade é entender que Deus está no controle do mar, dos ventos e das marés, mas, você está no barco e você está no controle do leme. Talvez esteja na hora de você preparar o barco para as tormentas e para essa grande viagem chamada vida.



    Cláudio Pazetto é coach formado pela FEBRACIS

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.