ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Política
    Proposta reconhece a cavalgada como manifestação cultural A matéria foi lida na sessão ordinária e deve tramitar pelas comissões de Justiça, de Turismo e de Finanças, antes de ser votada pelo Plenário da Casa
    (Foto: Reprodução/Internet)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    19 de Outubro de 2017 às 14h49
    As cavalgadas surgiram no Brasil durante o processo de ocupação do solo entre os séculos 17 e 18. Conduzindo o gado bovino ou equino de uma fazenda para outra iam os tropeiros, montados a cavalos ou burros. Eles acampavam para descansar, agradecer e pedir proteção divina para eles e para os animais. Essa profissão fez parte da vida de muitos brasileiros do meio rural daquela época.
     
    Atualmente, as cavalgadas englobam religião, esporte e aventura, reunindo famílias e constituindo o patrimônio histórico e cultural de muitas localidades. Pensando nisso, o deputado Gildevan Fernandes (PMDB) protocolou o Projeto de Lei (PL) 380/2017 que pretende transformar as cavalgadas e todos os eventos relacionados a ela em manifestação cultural.
     
    O parlamentar ressalta na justificativa da matéria que esse costume promove “a fé e a amizade”, desempenham um papel importante no comércio das regiões onde são realizadas e passaram a ter a participação de pessoas com carros, motos e caminhões. “Muitos vão fantasiados a caráter para, posteriormente, reunirem-se para celebrar suas crenças ou curtir o som de bandas musicais”, explica o peemedebista.
     
    Tramitação
     
    A matéria foi lida na sessão ordinária e deve tramitar pelas comissões de Justiça, de Turismo e de Finanças, antes de ser votada pelo Plenário da Casa. No momento, encontra-se na Diretoria Legislativa da Procuradoria para elaboração de parecer por procurador.




    Fonte:  Gleyson Tete - Web Ales
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.