ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Vargem Alta
    Escola estadual corre risco de ser fechada em Vargem Alta Prefeito, pais e alunos trabalham para manter escola aberta
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    29 de Novembro de 2017 às 12h33
    (Atualizada) 30 de Novembro de 2017 às 16h12

    O prefeito de Vargem Alta, João Altoé, pais, alunos, ex-alunos e educadores estão trabalhando para manter aberta a escola estadual “Guilherme Milaneze”, localizada no distrito de São José de Fruteiras.

    A escola atende mais de 200 alunos do ensino médio, nos turnos vespertino e noturno. A instituição fica localizada no prédio da escola municipal “Pedro Milaneze Altoé”, em comum acordo entre estado e prefeitura.

    Na última sexta-feira (24) foram abertas as matriculas para o 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, porém nesta segunda-feira (27), as matriculas para o 1º ano foram fechadas e eles foram informados que em 2018 não haverá turma.

    Não havendo abertura de turmas para o 1º ano em 2018, a previsão é que ao término de  2019  aconteça o fechamento da instituição.

    Com a hastag “#SomosTodosGM “, alunos e ex-alunos estão compartilhando nas redes sociais mensagens pedindo apoio para manter a escola em funcionamento. Nas inúmeras publicações eles destacam o amor pela instituição, pelos profissionais e a qualidade do ensino. “...Somos alunos da escola de ensino médio Guilherme Milaneze, estão querendo fechar umas das melhores escolas do Sul do Estado, não possuímos prédio próprio, porém temos grandes resultados, os alunos amam essa escola e principalmente cada funcionário, não queremos que nossa escola feche”, diz uma das publicações.

    O prefeito João Altoé já esteve em Vitória conversando com o Vice-governador, César Colnago, com o Secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, falando da importância da escola Guilherme Milaneze permanecer funcionando com as matrículas abertas para todas as séries.

    Apesar da falta de estrutura ideal e sem prédio próprio, a instituição possui ensino de qualidade, resultados positivos nas avaliações na área de educação, IDEB, Enem, é destaque tanto no município de Vargem Alta, quanto na região de abrangência do Subnucleo de educação do pólo Cachoeiro.

    “Eles estão querendo fechar uma escola que é exemplo de educação, nossa escola é a sexta melhor do Estado hoje. Um dos melhores ensinos do Estado é a nossa escola, não só os alunos, a equipe de professor, as merendeiras, o trabalho é muito bem feito, apesar de que não tem uma estrutura, porque a estrutura é do município, a gente consegue se superar”, disse o presidente da associação de pais, Vanderlei Vanini.

    “Temos que investir no que é exemplo, para que ele continue sendo exemplo para motivar outras escolas a atingir esse ponto em que ela está, mesmo sem estrutura.”, completou Vanini. A associação de pais já se reuniu com a Superintendência Regional de Educação e junto com o prefeito, batalham para manter a escola em funcionamento.

    Além de prefeito, João que também é professor, disse que acredita na educação e que a Guilherme Milaneze demonstrou que seus alunos, seu quadro de funcionários, fazem a diferença, são referência no município e na região Sul. Para ele, na condição de prefeito e educador, é inaceitável o fechamento da instituição e que acredita no bom senso de todos que podem tomar a decisão pela manutenção da escola.

    O prefeito também já se reuniu com associação de pais de alunos e hoje (29) enviará mais documentos para o Governo Estadual para garantir que a escola permaneça aberta.

    Por e-mail, a Rádio Conexão entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação para saber o motivo da não abertura da turma do 1º ano em 2018, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.