ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Vargem Alta
    Atividades de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são realizadas em Vargem Alta “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater!”
    (Foto: Reprodução)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    16 de Maio de 2018 às 11h22

    A Prefeitura Municipal de Vargem Alta, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realiza diversas atividades nesta semana de mobilização do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O ponto alto da campanha será na sexta-feira, 18 de maio.

    A campanha tem como proposta a discussão sobre formas de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além da importância de denunciar e responsabilizar os autores desta violência.

    A campanha será promovida durante todo o mês de maio com palestras e entrega de material nas escolas. O ponto alto da mobilização será na sexta-feira, 18 de maio, com a caminhada de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento tem início às 14h na rodoviária.

     Casos

    Em Vargem Alta, em 2017, foram registrados 15 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Este ano 4 já foram registrados. As vítimas tem entre 3 e 16 anos.

    Na maioria, os abusadores são pessoas próximas da famílias como pai, padrasto, avô, amigos, namorado e vizinhos. Os crimes foram registrados nas comunidades de Vila Maria, Fruteiras, Centro, Castelinho e Taquarussu.


    Mobilização no município

    Em Vargem Alta, a mobilização em alusão a data vem acontecendo desde 2003, levada a efeito pela Equipe do CREAS, sempre com o objetivo de possibilitar visibilidade ao fenômeno da violência, ao mesmo tempo em que incentiva a denúncia, seja através do Disque 100 ou do Conselho Tutelar do Município.

    Denunciar permite desmistificar esse fenômeno, trazendo à tona todos os meandros que geram o ciclo de repetição e perpetuação da violência, transformando vítimas em possíveis agressores.

    “Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater!”

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.