ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Vargem Alta
    Em nota, Prefeitura de Vargem Alta esclarece sobre saída de médicas cubanas A prefeitura está adotando providências para que haja rodízio de profissionais nas unidades de saúde
    (Foto: Reprodução Internet)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    23 de Novembro de 2018 às 08h24

    A Prefeitura de Vargem Alta, através da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (22) uma nota de esclarecimento sobre a saída das médicas cubanas e informou estar adotando providências para que haja rodízio de profissionais nas unidades de saúde para que as mesmas não fiquem totalmente sem atendimentos até a chegada dos novos médicos.

    Veja na integra a nota:

    “Secretaria Municipal de Saúde de Vargem Alta vem a público informar que o Governo de Cuba, na data de 14 de novembro de 2018, em uma Declaração do Ministério de Saúde Pública de Cuba, anunciou a decisão de interromper sua participação no Programa Mais Médicos, que se dava por meio de Termo de Cooperação Técnica com a Organização PanAmericana de Saúde — OPAS.

    Por recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), os médicos cubanos que fazem parte do programa devem encerrar os atendimentos e voltar para o país, o que para o município representa uma redução de 04 médicos que atendiam as comunidades através do Programa Estratégia Saúde da Família na Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Prosperidade, Belém, Richimond e Jerônimo Ribeiro (sede).

    Foi encaminhado via e-mail, pelo governo de Cuba, uma orientação para que os médicos deixassem imediatamente os postos de trabalho a partir do dia 20/11 (terça-feira). Trata-se de uma decisão de nível Nacional por parte do Ministério da Saúde, não tendo o município autonomia para reverter o fim do contrato. A Secretaria Municipal de Saúde tem a expectativa de que a situação se resolva, visto que já está em andamento o edital feito pelo órgão federal para preenchimento de novas vagas aos profissionais nacionais. Segundo dados do Ministério da Saúde, a situação poderá ser resolvida até o dia 07 de dezembro de 2018

    Entretanto, a Administração Municipal já está adotando providências para que haja rodízio de profissionais nas unidades de saúde para que as mesmas não fiquem totalmente sem atendimentos até a chegada dos novos médicos. Essa medida será mantida até que a situação seja regularizada, visando à manutenção dos serviços essenciais prestados à população. Pedimos a compreensão de todos, diante desse cenário que afeta o nosso Município e todo o país. Orientando a população que, em caso de dúvidas entrem em contato com a Secretaria Municipal de Saúde."

     

    PREFEITURA MUNICIPAL DE

    VARGEM ALTA

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.