Incaper realiza VI Encontro de Produtores Rurais em Rio Novo do Sul - Conexão ES
ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Agricultura
    Incaper realiza VI Encontro de Produtores Rurais em Rio Novo do Sul O extensionista Cássio Vinícius de Souza abordou sobre o manejo e a conservação de solos, por meio da utilização de caixas secas.
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    14 de Dezembro de 2018 às 14h00

    Cerca de 80 pessoas participaram do VI Encontro de Produtores Rurais de Rio Novo do Sul, realizado na Comunidade de Arroio das Pedras. O evento, que já é tradicional no município, foi organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), e a maior parte do público foi composta por agricultores de base familiar do município.

    Na abertura do evento, foi feita uma breve apresentação das ações desenvolvidas pelo Incaper no decorrer dos últimos anos, tanto em nível local quanto estadual, com a finalidade de divulgar a atuação do Instituto, demonstrando a importância para o desenvolvimento socioeconômico capixaba.  Após a acolhida, deu-se início à programação do Encontro, com três palestras e oficinas.

    As palestras foram sobre os temas: “Adequação da estrutura e uso racional de agrotóxicos”, ministrada pelo agente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) de Rio Novo do Sul Marino Salgarello Coelho; “Sucessão Familiar”, tema abordado pelo palestrante Padre Firmino Costa Martins, representante do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES); e “Sistemas Agroflorestais e consórcios com espécies arbóreas”, pelo pesquisador do Incaper Eduardo Sales.

    “É um encontro que acontece há anos e teve por objetivo discutir temas de importância para o meio rural, além da troca de saberes entre os participantes. Esse tipo de ação coletiva reforça a qualidade do trabalho do Instituto para com os produtores”, ressaltou a extensionista Sluely Ferreira da Cruz.

    Durante as oficinas, os participantes foram divididos em grupo, de acordo com a afinidade de cada um em relação aos temas abordados. A engenheira agrônoma Ana Terra Bravim dos Santos ficou responsável pela prática da Jardinagem no Meio Rural, enquanto o servidor da Receita Estadual Lúcio Mendes orientou os agricultores sobre a emissão de nota fiscal e a adequação para rastreabilidade. O extensionista do Incaper Cássio Vinícius de Souza abordou sobre o manejo e a conservação de solos, por meio da utilização de caixas secas.

    A equipe técnica do escritório local do Incaper de Rio Novo do Sul, responsável pelo evento, é composta pelos extensionistas Suely Ferreira da Cruz e Abel Lopes Costa. Os colaboradores foram os membros das comunidades, de Associações rurais, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Prefeitura Municipal de Rio Novo do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e do Sicoob Sul.





    Fonte:Incaper

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.