ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Confira as principais ações da prefeitura de Cachoeiro em abril No Abelardo Machado, a rua Antonieta Contarini ganhou asfalto novo
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    06 de Maio de 2019 às 06h07

    Novos investimentos em infraestrutura urbana, grandes eventos e novidades para os servidores municipais, produtores rurais e na área da saúde foram os destaques das ações da prefeitura de Cachoeiro no mês de abril.

    No Zumbi, foram iniciados os serviços para pavimentação de becos com concreto. O bairro também recebe obras de contenção, na rua Baixo Guandu.

    No bairro Nova Brasília, a prefeitura reconstrói uma galeria de água pluvial, para eliminar riscos de alagamentos.

    As obras de drenagem e pavimentação na rodovia do Valão foram retomadas e, no distrito de Itaoca, a primeira etapa de uma série de melhorias foi concluída.

    No São Lucas, três ruas ganharam drenagem e calçamento, e a prefeitura anunciou que mais nove vias do bairro serão contempladas com drenagem, muros de contenção e asfaltamento.

    No Abelardo Machado, a rua Antonieta Contarini ganhou asfalto novo e melhorias no escoamento de águas da chuva. A rua José Humberto Grillo, no bairro Vila Rica, agora também está pavimentada.

    No IBC, entraram na última fase as obras de drenagem na região das ruas Rodolfo Marins e Mozart Teixeira. Na rua Santo Francisco Cipriano, bairro Coramara, a construção do muro de contenção segue a todo vapor.

    No distrito de Conduru, foram iniciadas melhorias na praça local (que recebeu novos brinquedos e terá uma academia ao ar livre), em uma ponte e construção de calçada e concretagem de barranco na rua Coronel Francisco Athayde.  

    Espaços de convivência

    O mês também foi marcado por melhorias em áreas públicas de convivência. 

    No distrito de Gironda, a praça local começou a receber obras para instalação de uma academia ao ar livre e construção de uma pista de caminhada.

    Também teve início a instalação de novos playgrounds em espaços de lazerdo município.

    A praça Guilherme Guimarães, mais conhecida como praça do táxi, no Centro, começou a ser revitalizada. Perto dali, o Centro Cultural Mestre Salatiel também recebeu melhorias.

    Canteiros em vias importantes da cidade receberam ou estão recebendo tratamento paisagístico, como os das avenidas Jones dos Santos Neves, Aristides Campos, Carly Levy Ramos e Bolívar de Abreu.

     

    Saúde e Educação

    A prefeitura anunciou a construção de nova unidade básica de saúde e ampliação do atendimento no bairro Vila Rica, e concluiu serviços de manutenção e melhorias na unidade do bairro Alto União. A reforma do centro de saúde Paulo Pereira Gomes entrou na fase final.

     As escolas municipais de Cachoeiro receberam a primeira parcela do repasse de R$ 2 milhões do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola. O recurso é usado para manutenção e melhorias nas unidades de ensino.

    Ainda na área da educação, foi inaugurada a primeira bebeteca da rede municipal de ensino. Trata-se de uma biblioteca especializada no atendimento à primeira infância, que fica na escola "Pe. Jefferson Luiz de Magalhães", a supercreche do bairro Boa Vista.

     

    Eventos

    A ExpoSul Rural 2019 foi considerada um sucesso, movimentando R$ 25 milhões em negócios no universo agropecuário.

    Outra iniciativa que mobilizou a cidade foi o Aniversário do Rei, ampla programação para comemorar, ao longo do mês, os 78 anos do cantor cachoeirense Roberto Carlos.

    Pela primeira vez, o município realizou a Semana de Conscientização do Autismo, com uma série de atividades, incluindo caminhada pela região central.

    Também inédita no município, a Exposição de Esportes de Aventuraapresentou aos cachoeirenses e visitantes modalidades radicais, como paramotor, paratrike e base jump.

     Apoio a produtores rurais, empreendedores e ao esporte 

    A prefeitura de Cachoeiro lançou a campanha “Nota Fiscal de Produtor Rural Premiada”, para incentivar os produtores rurais do município a emitirem a nota fiscal de venda de seus produtos.

    E para incentivar o esporte no município, lançou novo edital de apoio a projetos esportivos.

    Também teve iniciativa em favor dos microempreendedores individuais (MEI). Um mutirão foi realizado na praça Jerônimo Monteiro, durante três dias, para ajudá-los a fazer a declaração anual de faturamento obrigatória.

     

    Servidor

    O mês de abril foi de conquistas para os servidores da prefeitura. Foi aprovada a proposta de reajuste do auxílio-alimentação dos efetivos e a extensão do benefício a outras categorias.

    Além disso, a prefeitura encaminhou para avaliação da Câmara Municipal os planos de carreiras, cargos e salários da gestão municipal, do magistério e dos agentes de saúde e outros projetos de lei que garantem novos benefícios ao servidor.

     

    Segurança e trânsito

    No bairro Coronel Borges, os moradores aprovaram as novas intervenções no trânsito feitas para restringir o tráfego de caminhões e melhorar o ordenamento do fluxo de veículos.

    Na área de segurança, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal apresentou melhora em índices de criminalidade após o início da operação integrada Cavalo de Aço.

    Além disso, o projeto Guarda Mirim, de prevenção primária em segurança, chegou ao distrito de Itaoca, para atender crianças e adolescentes daquela região com diversas atividades.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.