ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Projetos sociais são inaugurados na Penitenciária Semiaberta de Cariacica A proposta do projeto é auxiliar os detentos que receberam alvará de soltura, estão de saída temporária ou que se deslocam para o trabalho fora da unidade.
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    09 de Maio de 2019 às 13h09

    Um espaço montado para oferecer roupas e calçados aos internos que cumprem pena na Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) foi inaugurado na manhã da quarta-feira (08) pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

    A proposta do projeto é auxiliar os detentos que receberam alvará de soltura, estão de saída temporária ou que se deslocam para o trabalho fora da unidade, mas que não possuem roupas para essa ocasião.

    Assim como o Armário Solidário, a PSC também inaugurou o Salão Cabelo e Arte, que funcionará dentro da unidade prisional com o objetivo de ofertar cursos profissionalizantes de corte de cabelo, barba e designer de sobrancelha masculina aos internos.

    O secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, destaca o esforço da Sejus em oferecer oportunidade e qualificação profissional aos internos. “Temos nos empenhado em criar parcerias para ampliar o número de vagas de trabalho e cursos de qualificação aos detentos. Para isso, temos a cooperação do Ministério Público, Justiça, Defensoria Estadual e advocacia, junto com o Executivo. Mas além disso, é essencial que haja o interesse do preso em abraçar as oportunidades. Só com trabalho e qualificação profissional poderemos dar condições de ressocialização às pessoas privadas de liberdade.”

    Armário Solidário

    Concebido por voluntários religiosos e empresários, o Armário Solidário reúne centenas de peças de roupas tais como camisas, calças jeans, bermudas de diversos tipos e calçados. O interno que necessita das peças pode visitar o espaço, escolher as peças adequadas, sem necessidade de devolução. A idealizadora do projeto é a pastora Alana Marcia Barreto, que também é voluntária religiosa nas unidades prisionais.

    “Estamos muito felizes por ver esse projeto acontecer. Só temos a agradecer a parceria da direção da PSC, dos voluntários e dos internos da unidade, que contribuíram para a reforma dos espaços para que esse projeto saísse do papel. Em cinco meses conseguimos, com muito amor, dedicação e doação montar tudo isso”, disse Alana Barreto.

    A empresária Celia Vieira viu no projeto uma maneira de aproveitar materiais sem valor comercial em uma forma de fazer o bem. “Vimos uma forma humana e solidária de aproveitar peças sem valor comercial, mas que estão em excelentes condições, para montar o Armário Solidário. É um trabalho criado a várias mãos, mas que me realiza como pessoa por poder fazer o bem.”

    O espaço também aceita doações de roupas e calçados em bom estado. Quem quiser contribuir pode entrar em contato com a Penitenciária Semiaberta de Cariacica (PSC) pelos telefones (27) 3396-5777, 3396-3965-3396-9178 ou pelo e-mail psc@sejus.es.gov.br

    Salão para curso profissionalizante

    Ao lado do Armário Solidário funciona também o Salão Cabelo e Arte, montado em parceria com o Instituto de Beleza Zenilda, que irá oferecer aos detentos da PSC cursos de corte de cabelo, barba e designer de sobrancelha masculina.

    As aulas terão início na segunda quinzena deste mês e serão destinadas a oito detentos. Voluntários do instituto serão os responsáveis pelo curso que terá duração de quatro meses, com aula uma vez por semana.

    Zenilda Aparecida Cerchai é uma das voluntárias do projeto. “Sempre trabalhei com ação social e acredito que o amor pelas pessoas é o que move iniciativas como esta. É fazer sem esperar nada em troca.”

    O interno Fabio José Neto, que trabalha na horta da PSC, agora também fará parte da primeira turma do salão. Para ele, essa é uma boa oportunidade a ser aproveitada. “Fico muito feliz por aprender uma profissão e ver que existem pessoas preocupadas com a gente. Só tenho a agradecer por essa chance e meu compromisso é de aprender cada vez mais.”.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.