Curso gratuito sobre educação étnico-racial oferece 100 vagas - Conexão ES
ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Curso gratuito sobre educação étnico-racial oferece 100 vagas A capacitação incentiva o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena nas escolas
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    15 de Abril de 2019 às 07h31

    A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro (Seme) lançou, na última sexta-feira (12), o edital para o curso gratuito “Educação Étnico-Racial: Desafios para o campo do currículo em ‘tempos pós’”. Podem se inscrever professores da rede pública municipal de ensino e público externo.

    Os interessados devem procurar a sede da Seme, que localiza-se na rua Moreira, bairro Independência, na próxima terça-feira (16). As inscrições serão registradas, somente neste dia, das 8h às 17h. São ofertadas 100 vagas, sendo 80 para profissionais da rede e 20 para pessoas de fora, que precisam ser graduadas ou estar cursando licenciatura. 

    A capacitação tem como foco a aplicação da lei federal 11.645/2008, que determina o ensino sobre a história e a cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras.

    Além disso, por meio da formação, será incentivada a utilização de novas práticas pedagógicas que modifiquem, no imaginário social dos estudantes, as imagens inadequadas e estereotipadas dos afrodescendentes e indígenas. Também haverá a reflexão sobre políticas públicas, em execução no Brasil, que visam o combate contra o preconceito e a discriminação.

    O curso terá carga horária total de 120h, com nove encontros, que terão temas diversos. Relação Étnico-Racial no Brasil: conflitos e possibilidades; Intolerância religiosa e Multiculturalismo e educação: desafios para prática pedagógica são algumas das temáticas que serão estudadas pelos participantes. Ao final da formação, eles ficarão responsáveis por produzir um seminário.

    “Discutir essas temáticas é fundamental para a carreira do professor e sua melhor atuação nas salas de aula. É mais uma ação que ratifica nosso compromisso com a formação continuada de nossos educadores”, afirma a secretária de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens.

    Para mais informações e acesso ao edital do curso, basta entrar no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br) e clicar nas abas ‘Secretarias’; ‘Educação’ e ‘Editais’.

     
     
    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.