ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Centros culturais de Cachoeiro participam da 17ª Semana Nacional de Museus Na Casa dos Braga, programação contará com oficinas de crônicas
    (Foto: Divulgação/PMCI)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    11 de Maio de 2019 às 09h26
    (Atualizada) 11 de Maio de 2019 às 09h27

    O Museu Ferroviário Domingos Lage, a Casa de Cultura Roberto Carlos e a Casa dos Braga serão os espaços culturais de Cachoeiro de Itapemirim participantes da 17ª Semana Nacional de Museus, que ocorre de 13 a 18 deste mês.

    A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) trabalha em parceria com seis instituições de ensino, e o objetivo é salientar a importância histórica e cultural desses lugares, alcançando novos públicos.

    As escolas estaduais “Attila de Almeida Miranda”, “Carolina Passos Gaigher” e “Santa Cecília”, a municipal “Saturnino Rangel Mauro” e o Instituto "Jesus Menino", do município de Guarapari, são as unidades convidadas a participar das atividades, incentivando os estudantes a conhecerem os ambientes culturais da cidade.

    Além disso, os alunos do Centro de Apoio ao Surdo (Cras) de Cachoeiro também estarão incluídos numa programação voltada para o envolvimento da comunidade surda na cultura, com atividades em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    A Semana Nacional dos Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para celebrar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e, neste ano, aborda a temática “Museus como núcleos culturais”.

    “A Semana Nacional de Museus neste ano vem de encontro ao nosso desejo de incentivar a Educação Patrimonial em nosso município. A potencialização da visitação aos centros culturais como proposta central do projeto enriquece muito o trabalho que temos desenvolvido”, avalia a secretária de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins.

    Atividades especiais

    As ações específicas, organizadas pela Semcult para a 17ª Semana Nacional dos Museus, além de incentivar a colaboração das escolas, também estarão voltadas para o público geral.

    As atividades serão realizadas durante todos os dias da Semana, nos horários de funcionamento dos espaços culturais: das 9h às 18h nos dias úteis e das 9h às 15h no sábado (18).

    Na Casa dos Braga serão realizadas oficinas de crônicas. Além disso, o público participante poderá conhecer melhor o local (rua 25 de Março, Centro), onde viveram o primeiro prefeito de Cachoeiro, Cel. Francisco de Carvalho Braga, e sua família, incluindo os dois mais conhecidos, pelos feitos na literatura, Newton e Rubem Braga.

    No Museu Ferroviário Domingos Lage, localizado na rua Coronel Francisco Braga, Centro, haverá uma exposição de crônicas, que vai contar a história de ex-ferroviários. Os visitantes também poderão ter acesso a um acervo permanente de fotografias, documentos e móveis que ajudam preservar a memória das atividades ferroviárias na cidade.

    Já para os fãs de música, a Casa de Cultura Roberto Carlos, local onde viveu o mais famoso cachoeirense, estará aberta a visitações guiadas, que demonstrarão a importância de Roberto Carlos para a cultura da cidade e do país. No espaço cultural, a trajetória do rei é contada por meio de fotos, discos, quadros e instrumentos musicais.

    Mapa Cultural

    Para incentivar os novos públicos a conhecerem os espaços históricos e culturais da cidade e, também, divulgar esses patrimônios, a Semcult mantém atualizadas as informações sobre eles na plataforma virtual Mapa Cultural ES (www.mapacultural.es.gov.br).

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.