ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Cachoeiro de Itapemirim
    Palestra sobre transformação social de Bogotá e Medellín será nesta quinta (9) Murilo Cavalcanti é especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    08 de Maio de 2019 às 19h36

    O secretário de Segurança Urbana de Recife (PE), Murilo Cavalcanti, estará em Cachoeiro de Itapemirim, nesta quinta (9), para uma palestra aberta ao público, promovida pela prefeitura, no auditório da Faculdade de Direito (FDCI).

    Especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana, Murilo é coautor do livro “As lições de Bogotá e Medellín: do caos à referencia mundial”, que reúne textos sobre como essas cidades colombianas se transformaram, reduzindo drasticamente os índices de violência e garantindo mais cidadania e qualidade de vida aos seus habitantes.

    A palestra terá início às 19h. O secretário vai falar sobre a experiência colombiana, dando ênfase ao modelo de enfrentamento à violência baseado na conciliação da 'mão dura' (repressão, com respeito aos direitos do cidadão) com a 'mão social', que é a política de prevenção, pautada pela integração de serviços públicos e de oportunidades de educação e lazer em territórios de alta vulnerabilidade social.

    “Também vou apresentar a experiência exitosa que temos em Recife com a implantação do Centro Comunitário de Paz (Compaz), equipamento público voltado para a promoção da cidadania, educação e cultura de paz”, antecipa Murilo, que foi responsável pela concepção e modelo de gestão do Compaz.

    A realização da palestra é uma iniciativa da Secretaria de Modernização e Análise de Custos de Cachoeiro (Semmac), em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Desenvolvimento Urbano (Semdurb).

    Segundo o secretário de Modernização, Alex da Vitória, a vinda de Murilo Cavalcanti a Cachoeiro tem o objetivo de oportunizar o compartilhamento das lições das cidades colombianas que, sob muitos aspectos, se parecem com as cidades brasileiras.

    “Bogotá e Medellín deixaram o topo do ranking das cidades mais violentas do mundo para, em um período de 15 anos, se tornarem referência não apenas em segurança pública, mas também em mobilidade, assistência social e soluções urbanísticas inovadoras. E elas conseguiram isso a partir de um amplo planejamento, com um conjunto de políticas focadas, principalmente, na valorização do cidadão”, destaca.

    O prefeito Victor Coelho ressaltou que as ideias aplicadas em Medellín e Bogotá são inspiradoras. “Quando estive em São Paulo, recentemente, me encontrei com o Murilo e fiz o convite pra ele palestrar em Cachoeiro. Estamos na expectativa de que o público participe em massa e que cada um entenda a necessidade da contribuição da sociedade como agente transformador para uma cidade cada vez melhor para se viver”, disse.

     

     

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.