ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    COLUNISTAS Felipe Gobbi Vanini
    A Conservação do Solo
    Por Felipe Gobbi Vanini
    15 de Abril de 2019 às 07h23

    Atualmente percebe-se no meio social uma busca constante pelo lucro e pela expansão no fluxo de mercadorias, e um fator primordial para o bem estar da terra e dos produtos que dela se desenvolverão é a conservação do solo, mas será conservação é realmente necessária?

    O desenvolvimento das novas técnicas de exploração dos recursos naturais inclusive do solo possibilitou um aumento na população mundial e na capacidade econômica por trás da exploração desses recursos, contudo o preço a se pagar pela obtenção desses lucros está afetando diretamente ou indiretamente o meio ambiente, grandes corporações alimentícias sugam do solo tudo o que ele pode proporcionar, sem utilizar os métodos adequados, e assim quando ele para de produzir elas o abandonam e partem para outra terra, esse intenso processo está prejudicando não apenas a fertilidade do solo, mas também a capacidade de sobrevivência de todos os organismos orgânicos que dependem dele. 

    A tecnologia e seus processos também trouxeram uma série de medidas que podem ser adotadas para a utilização dos recursos do solo para a agricultura, entretanto sem prejudicá-lo ou deixá-lo infértil, processos como a rotação de cultura ou o sistema de plantar em terraços, escadas  e curva de nível para diminuir o processo erosivo, que de forma intensa pode prejudicar a fertilidade do solo. 

    O planeta sofre atualmente uma série de problemas ambientais que de alguma forma interfere na vida humana e no bem estar da natureza, então conservar o solo é essencial, pois dele vem boa parte dos alimentos que são consumidos, além de boa parte dos recursos naturais que sustentam o mundo contemporâneo. 

    Portanto, um dos primeiros passos para a preservação do solo é a conscientização entre as pessoas, inclusive daquelas que utilizam do solo para a subsistência. Também é preciso maior fiscalização dos governos inclusive nas grandes corporações para verificar se a extração está sendo realizada da maneira adequada, a conservação do solo abrirá as portas para uma nova era onde o meio ambiente e o ser humano fundaram uma boa e duradoura relação harmônica, que poderá levar o mundo a uma nova era.

    Felipe Gobbi Vanini Felipe Gobbi Vanini tem 12 anos, mora em Vargem Alta e está no 7º ano do ensino fundamental. Ele é o escritor do livro "O Sonho de Rapidinho", que foi lançado em outubro de 2016.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.