ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    COLUNISTAS Felipe Gobbi Vanini
    AS PEQUENAS CIDADES SÃO IMPORTANTES?
    Por Felipe Gobbi Vanini
    01 de Abril de 2019 às 08h31

    Muito se debate em decorrência da admiração pelas grandes cidades seja por terem tantas vezes uma população exorbitante, ou grande renda para investir em estrutura ou até mesmo serem os polos industriais de suas regiões, por tal fato muitos acreditam que a existência das pequenas cidades não é tão essencial. Por isso, qual será a importância das pequenas cidades no contexto atual?

    Primeiramente deve-se ressaltar que cada estado é formato por dezenas de cidades e cada uma delas é diferente, tendo sua importância vital para o bem estar do estado, funcionando como partes de um corpo, se faltar uma mísera parte o corpo sofrerá, cada cidade tem suas qualidades e defeitos, isso as tornas únicas. Existem cidades que se desenvolveram mais, seja por mais recursos investidos ou por serem pontos estratégicos, mas isso não as torna autossuficientes e não quer dizer que não precisam uma das outras.

    Existe no Brasil cerca de 5.564 cidades, segundo dados do IBGE. Deste total, 5.031 são cidades de pequeno porte, ou seja, com menos de 50.000 habitantes, cada uma delas formada por laços econômicos e a cima de tudo por seus laços culturais, esse fato é um dos mais marcantes nessas pequenas cidades e municípios do interior, os laços culturais e tantas tradições provindas desde os tempos de outrora, apresentam uma riqueza cultural inestimada, além de que, os habitantes tem mais proximidade o famoso “ todo mundo se conhece”, sendo muitas vezes estas pequenas cidades que produzem matéria prima para suprir as poderosas metrópoles.

    Com o passar do tempo muitas cidades se tornaram centro de referência nacional (sendo merecido) e inúmeras outras acabaram sendo esquecidas no âmbito governamental, contudo estas jamais serão esquecidas nos corações de todos que passaram por elas e absorveram suas raízes, suas tradições e sua cultura, mesmo essas cidades enfrentando sérios problemas sociais, por muitas vezes serem esquecidas pelos governos sua importância nacional é inegável, nelas repousa muitas vezes a calma, e uma de suas principais característica, o acolhimento e o fato de todos formarem uma grande e peculiar família.

    Portanto, por tais fatos retratados anteriormente, mesmo muitos desprezando as pequenas cidades, inúmeras vezes são nelas que se desenvolve uma maior relação de proximidade entre as famílias, repousando nelas o que para muitos é a maior riqueza de uma nação, sua cultura e suas tradições e assim estas pequenas cidades continuaram exercendo grande importância até o final dos tempos.

    Felipe Gobbi Vanini Felipe Gobbi Vanini tem 12 anos, mora em Vargem Alta e está no 7º ano do ensino fundamental. Ele é o escritor do livro "O Sonho de Rapidinho", que foi lançado em outubro de 2016.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento do Conexão ES.