ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    COLUNISTAS Felipe Gobbi Vanini
    Qual a Importância dos Repórteres?
    Por Felipe Gobbi Vanini
    18 de Fevereiro de 2019 às 08h02

    Dia 16 de janeiro comemora-se o dia dos repórteres 

    A imensidão do mundo é uma compreensão que inúmeras vezes é difícil de assimilar, existe inúmeros hemisférios e locais tão remotos e tão únicos, mas independente de quão longe estejam, muitas vezes pode-se saber notícias sobre ele sem sair de casa, este é um dos milagres do mundo globalizado, a comunicação atravessou fronteiras, mas é sempre preciso um profissional especializado para repassar as notícias em todas nas mídias, por tal fato os repórteres fazem parte do cotidiano das emissoras, mas será qual a importância deles ?  

    Séculos anteriores à informação demorava muito tempo para chegar, muitas vezes levada por mensageiros de barco, anos depois surgiu o rádio que já foi um grande avanço, sendo uma tecnologia revolucionária para época, contudo foi quando a internet finalmente se concretizou que a facilidade de pesquisar notícias se fixou, e os repórteres começaram a viajar para diferentes locais do mundo para relatar as principais notícias, enquanto os telespectadores só precisariam de uma tela para acessá-las.

     O famoso escritor Euclides da Cunha autor de Os Sertões é considerado por muitos como o primeiro repórter do Brasil, devido à cobertura da Guerra de Canudos para O Estado de São Paulo, em 1896. Na época, ele entrevistou presos, pesquisou arquivos sobre os envolvidos na guerra, investigando a fundo a situação,  e  narrando para o jornal o que acontecia .

    Ao longo da história os repórteres lutaram contra perseguição dos governos, por muitas vezes expor a sujeira obscura da política, essa situação mesmo que menor acontece até hoje nas terras brasileiras, inúmeras vezes os repórteres sofrem com a censura de inúmeros grupos e são até mesmo ameaçados  . Segundo o relatório realizado em 2013 da organização Repórteres sem Fronteiras, o Brasil é o país com o maior número de jornalistas mortos nas Américas. Tais fatos representam ainda mais a importância dos repórteres, pois  diversas vezes se arriscam para levar a informação até a sociedade.

    Portanto, em vista da importância do repórter no contexto atual, percebe-se que este é um trabalhador que merece ter seu trabalho reconhecido e respeitado, pois inúmeras vezes enfrentam organizações inteiras que tentam sabotá-lo para trazer a notícia a tona, uma notícia que tudo pode mudar, espera-se que os repórteres continuaram fazendo suas reportagens informando a população até o final dos tempos. 

    Felipe Gobbi Vanini Felipe Gobbi Vanini tem 12 anos, mora em Vargem Alta e está no 7º ano do ensino fundamental. Ele é o escritor do livro "O Sonho de Rapidinho", que foi lançado em outubro de 2016.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.