ESCOLHA A SUA CIDADE
    HORA CERTA
    Política
    Reunião da Secretaria de Estado da Cultura é realizada em Cachoeiro Foram apresentadas as diretrizes para políticas públicas de cultura no ES
    (Foto: Divulgação)
    Autor: Rádio Conexão.ES
    06 de Maio de 2019 às 05h08

    Cachoeiro recebeu, na tarde de sexta-feira (3), a segunda reunião do Gabinete Itinerante da Cultura, projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O evento foi realizado no Teatro Municipal Rubem Braga, e contou com a presença de gestores da área de cultura de sete municípios, bem como artistas e demais representantes do setor na região.

    Durante o encontro, o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, discursou sobre ações e projetos da pasta para os próximos quatro anos. Entre as propostas apresentadas estiveram o Escritório Avançado e o ES Criativo, com ambientes de assessoramento a gestores públicos e artistas, a Caravana Cultura Conecta, com séries de eventos de dois dias em cinco macrorregiões, e o Comitê + Cultura, para atração de investimentos privados.

    Também ocorreram apresentações da secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro, Fernanda Martins, e do secretário de Cultura de Santa Tereza, Marcelo Anacleto, que falaram sobre as experiências de seus respectivos municípios na área cultural.

    A Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult) também participou da primeira reunião do Gabinete Itinerante, realizada na semana passada, em Conceição da Barra.

    "As políticas públicas para cultura no Espírito Santo só têm a ganhar com o intercâmbio de experiências entre os municípios e a presença da Secult em todas as regiões. Cachoeiro se orgulha de participar ativamente desse projeto, mostrando as nossas ações e recebendo a reunião como representante do sul do estado", a firmou a secretária Fernanda Martins.

    "O Gabinete Itinerante é uma importante ferramenta de diálogo do governo do Estado e dos municípios entre si. Aqui, em Cachoeiro, temos a presença de nove municípios aprendendo uns com os outros. A experiência de Santa Teresa, que veio representando a região metropolitana, é muito inspiradora. Pela Cultura, o município conseguiu incentivar o turismo com um olhar para a economia criativa e a cultura da região", destacou o secretário Fabrício Noronha.

     Reunião com prefeito

    No mesmo dia, pela manhã, representantes da Secult e da Semcult realizaram uma reunião no gabinete do prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho. Na ocasião, foram expostas as diretrizes para políticas públicas de cultura no estado e em Cachoeiro, além da possibilidade de investimento estadual em equipamentos públicos do município.

    "Essa proximidade da Secretaria de Estado da Cultura com os artistas da nossa região reforça não só o interesse do governo estadual em apoiar o segmento, mas, também, o potencial da nossa região. Cachoeiro foi escolhido para este bate-papo importante e nós nos orgulhamos disso. Espero que este seja só o primeiro de muitos diálogos e conquistas”, saudou o prefeito Victor Coelho.

    Também no Teatro Rubem Braga, à noite, o encontro da Secult se estendeu com pequenas apresentações culturais abertas ao público.

    COMENTÁRIOS *
    * Opiniões expressas na área "Comentários" são de exclusiva responsabilidade do autor e não necessariamente representa o posicionamento da Rádio Conexão.